8 conselhos para passar no controlo de segurança do aeroporto


Siga estes conselhos para evitar problemas e poupar tempo ao passar pelo controlo de segurança do aeroporto.

Superados os passos de planificação, procura de informação sobre o destino, realização de reservas, contratação do seguro de viagem*, preparação da mala, etc., chega finalmente, o dia da viagem. Se for necessário apanhar um avião para chegar ao destino final, após a aquisição do bilhete e de ter realizado o check-in online, é hora de ir para o aeroporto. Como indicam as companhias aéreas, deverá estar no aeroporto aproximadamente duas horas antes da saída do voo, pois antes de entrar no avião, existe uma série de passos a seguir. Uma vez no terminal de saída do seu voo, e após colocar a mala no porão (caso seja necessário), o passo seguinte é dirigir-se à porta de embarque e passar pelo controlo de segurança do aeroporto.

O mais importante para evitar problemas e agilizar o tempo de passagem pelo controlo de segurança do aeroporto é informar-se no site do aeroporto e da companhia aérea sobre as normas de segurança e de equipagem, evitando assim levar objetos proibidos dentro da mala de mão ou o incumprimento de outros requisitos indispensáveis para voar. Ao estar no controlo de segurança, colabore com o seguranças e cumpra todas as suas indicações. E, siga as seguintes recomendações.

Viajar até ao espaço Schengen

1. Tenha à mão o cartão de embarque e os seus documentos de viagem.

Imprima ou tenha à mão a aplicação no telemóvel com o cartão de embarque. O primeiro passo para passar no controlo de segurança do aeroporto é mostrar a quem lá trabalha o cartão de embarque, quer seja em papel, quer seja através de um dispositivo móvel.

Há países, como Marrocos, onde não é permitido apresentar o cartão de embarque através do telemóvel, é necessário tê-lo imprimido.

Não se esqueça de retirar da sua mala de mão todos os documentos necessários para iniciar a viagem - Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou passaporte - de forma a agilizar o processo. 

O que significa o código "SSSS" no cartão de embarque de um voo para os EUA?
Se no seu cartão de embarque aparece o código "SSSS" significa que foi selecionado para passar por um minucioso controlo de segurança adicional (não aplicado a todos os passageiros). "SSSS" significa Secondary Security Screening Selection (Seleção de Triagem de Segurança Secundária) e é aplicado a quem tiver como destino os Estados Unidos da América. Se for selecionado para este controlo de segurança, recomendamos que chegue ao aeroporto com uma maior antecedência visto que estes controlos demoram, pelo menos, meia hora. Comprar bilhetes apenas de ida ou pagá-los em numerário aumentam a probabilidade de ter um cartão de embarque com as siglas "SSSS".


2. Informe-se do que pode levar na bagagem de mão e de como deve apresentá-lo no controlo de segurança no aeroporto.

Tenha em atenção ao que não pode levar na bagagem de mão: ferramentas, armas (pistolas de brincar também estão proibidas), material desportivo, facas, lâminas de barbear, tesouras, fósforos, corantes capilares, inseticidas, etc. Neste artigo encontrará uma lista de objetos proibidos no avião.

É certo que existem objetos que são permitidos na bagagem de mão, como é o caso de líquidos, comida, medicamentos ou dispositivos eletrónicos. 

Relativamente aos líquidos na bagagem de mão, recorde que as respetivas embalagens não deverão superar os 100 ml. e que a soma total de líquidos não seja superior a 1 litro. Os líquidos deverão ser colocados dentro de um saco de plástico e este saco deverá ser de fácil acesso, pois deverá passá-los pelo scanner numa bandeja, separados da mala de mão. 

Recomendamos que compre uma garrafa de água ou outra bebida após a passagem pelo controlo de segurança. Se não, deverá deixar todos estes recipientes no controlo de segurança, pois são produtos não admitidos. 

Os aerossóis como lacas e desodorizantes são considerados líquidos, pelo que deverá passá-los pelo controlo de segurança do aeroporto seguindo as mesmas normas. 

Mesmo que sejam líquidos, os medicamentos e alimentos para bebés cuja capacidade supere os 100 ml. podem ir dentro da mala de mão. Tenha em conta que, além de ser necessário passá-los pelo controlo de segurança de maneira separada, os seguranças poderão pedir receitas médicas ou outros documentos que acreditem a necessidade de usar todos estes produtos. 

Os dispositivos móveis (telemóveis, tablets, computadores, MP3, câmaras, placas para o cabelo, escovas de dentes elétricas, carregadores, etc.) são permitidos na mala de mão, no entanto, terá que passá-los pelo controlo de segurança numa bandeja distinta da mala de mão. Poderá colocá-los na mesma bandeja dos líquidos.


3. Evite levar objetos metálicos consigo.

Chaves, moedas, cintos com fivela, relógios e outros adereços que contenham materiais metálicos deverão ser colocados numa bandeja para que passem pelo scanner do controlo de segurança do aeroporto. Tenha controlado todos os objetos com metal que leva consigo, para não perder tempo. O ideal é que os tire dos bolsos enquanto espera na fila do controlo de segurança. Assim, evitará que o detetor de metais apite quando passar por ele.


4. Vestuário adequado.

Tal como acontece com os objetos metálicos, quem trabalha no controlo de segurança pode pedir aos passageiros que tirem as botas, bonés, chapéus e roupa volumosa como é o caso de casacos. Por isso, se pretende não perder tempo no controlo de segurança, evite vestir este tipo de roupas no dia em que vai viajar de avião. Um conselho: se leva consigo algum casaco e tendo em conta que este deve ir numa bandeja, aproveite para guardar os objetos metálicos e dispositivos eletrónicos nos seus bolsos. Assim evitará que tais objetos se percam.


5. Não deixe documentos e objetos importantes nas bandejas do controlo de segurança do aeroporto.

Nunca deixe os seus documentos, passaporte ou cartão de embarque nas bandejas. Perdê-los implicaria uma enorme perda de tempo em localizá-los ou, no pior dos casos, implicaria perder o voo.


6. Informe-se sobre os produtos que podem ser detetados como substâncias explosivas. Evite manipulá-los ou colocá-los.

Já não se trata de levar dentro da mala de mão objetos proibidos como os que são inflamáveis, mas sim evitar manipular e transportar certos produtos que contenham alguns componentes que poderão ser detectados como explosivos nos controlos de segurança do aeroporto. Após o reforço das medidas de segurança nos terminais aéreos portugueses, foram estabelecidos controlos aleatórios e específicos para detetar substâncias explosivas na pele, na roupa dos passageiros ou nas suas bagagens.

Existem certos cremes e pomadas que não deverão ser aplicados antes de viajar pois são suscetíveis de serem detetados como substâncias explosivas. 

Se forem detetadas substâncias explosivas, quem trabalha no controlo de segurança irá revisar manualmente a sua bagagem, revisá-lo e posteriormente será necessário passar pelo posto da Guarda Civil. Se esta situação acontecer consigo, não se preocupe, o mais provável é que seja um mero procedimento de segurança, mas que pode levar o seu tempo. As autoridades irão solicitar os seus documentos e farão algumas perguntas, desde os motivos da sua viagem até ao que fez horas antes de se dirigir ao aeroporto. Não se surpreenda se as autoridades perguntarem se se penteou e que produtos utilizou antes de chegar ao aeroporto.


7. Não abra o saco Duty Free.

Se vai fazer um voo de escala e tem que voltar a passar pelo controlo de segurança, e se antes de apanhar o primeiro voo comprou alguma coisa nas lojas Duty Free do aeroporto que possa estar sujeito a algum tipo de restrição (álcool, líquidos, etc.), não abra o saco Duty Free que lhe foi entregue.


8. Reorganize a sua mala fora do controlo de segurança do aeroporto.

Após passar pelo controlo, recolha a bandeja com os seus pertences e a sua mala de mão e dirija-se aos espaços habilitados para organizar uma vez mais a sua bagagem. Ao permanecer junto ao scanner para colocar os sapatos, o cinto ou guardar as suas coisas, a fila atrás de si irá congestionar-se.

Depois de passar pelo controlo de segurança, verifique nos monitores, uma vez mais, a hora de saída do seu voo e a porta de embarque.

*Problemas durante a viagem? Graças à assistência 24 horas, um seguro de viagem permite poupar em despesas relacionadas com os contratempos mais comuns durante uma viagem: doença, acidente, atraso na entrada da mala, atraso ou cancelamento de voos, cancelamento ou interrupção da viagem, etc. Tendo em conta que cada viagem é diferente, na InterMundial temos uma ampla gama de seguros de viagem que se adaptam às distintas necessidades do viajante: viagens de turismo, de aventura, de negócios, para estudar no estrangeiro, etc.

Utilizamos cookies para te proporcionar a melhor experiência possível. Mais info.

fechar