Com que passaporte viajo se tiver dupla nacionalidade?


Saber com que passaporte viajar em caso de dupla nacionalidade é mais fácil do que parece.

Muitos dos viajantes que têm dupla nacionalidade não sabem que passaporte utilizar nas suas viagens. Em condições normais, um cidadão tem o direito e o dever de obter um passaporte do seu país de origem.

Quem tem uma única nacionalidade a resposta a esta questão parece ser óbvia, mas o passaporte é um documento que, em função dos acordos entre países, por exemplo, o libera de pagar um visto ou o facilita em obtê-lo. É por isso que o primeiro passo para resolver as suas dúvidas deveria ser informar-se sobre os requisitos de viagem do país que vai visitar, segundo as suas duas nacionalidades. Questões como a documentação, percursos recomendados, uso do transporte público ou seguro de viagem recomendado deverão ser esclarecidas com antecedência.


Que passaporte devo usar se tiver dupla nacionalidade?

Como comentávamos, ao planear uma viagem, uma das primeiras coisas que deve fazer é procurar informação oficial sobre os requisitos de viagem no país de destino. Estes podem não ser iguais para todos os cidadãos, dependendo da sua nacionalidade.

Por exemplo, se tiver um passaporte de dupla nacionalidade portuguesa e viajar aos Estados Unidos, tem direito a emitir uma autorização de viagem online. Mas, os cidadãos de outras nacionalidades não têm a mesma sorte e têm que emitir um visto na Embaixada correspondente para poder entrar nos EUA. Por isso, se com um dos seus passaportes acabar por evitar certos procedimentos, não hesite em usá-lo para entrar no país que pretende. Ao sair, apresente o mesmo passaporte que entregou à entrada. Isto permitirá que as autoridades validem a sua estadia.

Outra questão é que passaporte utilizar para voar desde o país em que reside. Este deverá ser o correspondente ao mesmo. Recorde que deverá apresentar este mesmo passaporte no regresso. Definitivamente, deverá sair de cada país com o mesmo passaporte com que entrou.


Que passaporte uso se viajar do país em que estiver para viajar para outro?

O recomendável é sair do país com o mesmo passaporte com o qual entrou e entrar no seu novo destino (e sair) com o que mais lhe convenha por questões de vistos, duração da estadia ou outros países que pretenda visitar. Recorde que existem países cujo carimbo no passaporte podem originar uma investigação exaustiva ou até mesmo a negação de entrada em alguns destinos. Por exemplo, quem tiver um carimbo israelita no passaporte não poderá entrar no Líbano, nem noutros países árabes.


Qual dos passaportes devo usar para comprar o voo, em caso de dupla nacionalidade?

O ideal é adquirir o voo com o passaporte que corresponde ao seu país de residência. Este mesmo passaporte será o que deverá entregar na porta de embarque e/ou migrações do aeroporto de saída. No entanto, se o país ao que vai viajar pedir alguma autorização de viagem ou visto e, para emiti-lo, solicitarem a reserva de um dos voos, deverá usar o mesmo passaporte em ambos os casos.

Agora já sabe com que passaporte viajar até ao seu próximo destino se tiver dupla nacionalidade.

Ao reservar a viagem, não se esqueça de comprar um seguro de viagem. Na InterMundial temos uma ampla gama de seguros para que tenha as melhores coberturas antes, durante e depois da viagem. Um seguro de viagem irá ajudá-lo a fazer frente aos diferentes contratempos que possam surgir e respetivos gastos decorrentes. Estas incidências podem ser a necessidade de receber uma assistência médica de qualidade -muito cara em alguns destinos- ou até mesmo o cancelamento de uma viagem.


Quantas nacionalidades pode ter uma pessoa?

É possível ter todas as nacionalidades permitidas pela lei de um dos países em que determinada pessoa esteja nacionalizada. Isto é, dependendo do país poderá ter uma, duas ou mais nacionalidades. Alguns países não estabelecem limites aos seus cidadãos quanto ao número de nacionalidades. Noutros, no entanto, para obter a nacionalidade é necessário renunciar à própria. Como dissemos, tudo depende de cada país.

Utilizamos cookies para te proporcionar a melhor experiência possível. Mais info.

fechar