10 palavras trendy que um bom viajante deve conhecer


Se gosta de viajar e se considera um "bom viajante", deverá conhecer estes termos.

Se quer ser considerado um viajante experiente, não basta dar a volta ao mundo, ter tido contacto com povoações indígenas, ter passeado pelo deserto ou ter feito trekking.

Deverá adicionar ao seu vocabulário estas 10 novas palavras, muitas delas em inglês. Conhece-as e verifique qual é o seu nível de "bom viajante".


1. Backpacker.

Este termo em inglês denomina aquele viajante que carrega a sua mochila e se move com a intenção de descobrir o mundo. Os backpackers (ou mochileiros) são geralmente jovens que planeiam viajar pelo mundo. Estes optam por transportes e alojamentos de baixo custo, onde podem conhecer outros turistas com quem partilham experiências e recomendações.


2. Couchsurfing.

O couchsurfing é ideal para conhecer os habitantes locais de um determinado país e os seus costumes. Esta palavra significa algo como "à procura de um sofá" e quer dizer que as pessoas colocam à disposição do turista que pretende viajar numa determinada cidade um sofá, uma cama, um menu... e tudo gratuitamente!


3. Shinrin-Yoku.

A tradução em português seria "tomar banho na floresta". Esta palavra japonesa refere-se à prática saudável de estar em contacto direto com a natureza e respirar ar puro. Uma sessão de shinrin-yoku poderá ser realizar uma excursão no campo, fazer um pic-nic ou trekking.


4. Wanderlust.

Wander em alemão significa passear e lust, luxo ou desejo. Wanderlust sintetiza a perfeição num único termo e a síndrome do forte impulso de viajar e explorar o mundo.


5. Home Swap.

O home swap acontece quando duas famílias decidem realizar um intercâmbio desinteressadamente, sem pagar uma à outra. Este é um método cada vez mais presente em muitas plataformas digitais onde os hóspedes podem entrar em contacto com outras famílias e organizar a sua viagem. É um maneira excecional para entrar em contacto com novos países e culturas.


6. Ecoturismo.

O ecoturismo é praticado pelos turistas que se preocupam com o impacto que a viagem pode ter sobre o meio ambiente. Um ecoturista escolhe meios de transporte menos poluentes, alojamentos sustentáveis e atividades que respeitem a população local. Costuma planear a sua viagem de acordo com os critérios do ecoturismo?


7. Frequent Flyer.

Quem não gostaria de ser um frequent flyer? Este tipo de viajante utiliza frequentemente o avião para deslocar-se, pelo que tem acesso a numerosos descontos e promoções por parte das companhias aéreas.


8. RTW (Round-The-World ticket).

Sonha em dar a volta ao mundo? Com o bilhete RTW pode fazê-lo. Este bilhete permite reservar um número variável de passagens aéreas para uma longa viagem pelos cinco continentes sob condições económicas verdadeiramente vantajosas. Que destinos escolheria se tivesse agora mesmo um bilhete RTW nas suas mãos?


9. Wayfarer.

Wayfarer significa pedestre e é um termo que dá nome à moda de realizar viagens e deslocamentos com calma, desfrutando cada momento e cada paisagem, a pé, sem meios de transporte. Atreve-se?


10. E-ticket.

O e-ticket é um bilhete eletrónico, ou seja, é a versão digital do clássico bilhete em papel. Podemos tê-lo no telemóvel como imagem, código QR, documento, numa SMS ou num e-mail. Este tipo de ticket é uma excelente opção para quem pretende colaborar com o meio ambiente.

Se calhar não conhecia o nome destas expressões mas já praticava algum destes estilos de viagem. Conheça mais expressões no dicionário do seguro de viagem da InterMundial.

Utilizamos cookies para te proporcionar a melhor experiência possível. Mais info.

fechar