Como pedir o passaporte urgente?


Saiba como pedir o passaporte urgente e quais os documentos necessários.

Quando se viaja ao estrangeiro com uma maior frequência, é normal que alguns viajantes tenham que pedir um passaporte urgente. Ao organizar uma viagem, quem se esquece de procurar com antecedência reservas de hotel, voos, seguro de viagem ou o que visitar no destino? Poucas pessoas, é verdade.

No entanto, alguns dias antes de partir, é comum que alguns viajantes descubram que não têm passaporte ou que a data de validade do mesmo já expirou ou está prestes a expirar. Se não tiver o seu passaporte ou se este estiver expirado ou expirar durante a viagem, será que pode viajar?

Ao querermos renovar o passaporte consultamos na Internet e vemos que as marcações são posteriores à data da viagem. É isso mesmo, é na temporada alta que quando mais se precisa de um passaporte e é nesta altura que as esquadras da polícia colapsam. Então, o que fazer? Mantenha a calma porque sim, é possível pedir um passaporte urgente.


Quem precisa de pedir o passaporte urgente?

O passaporte urgente não serve apenas para quem tem o documento caducado a poucos dias da viagem para o estrangeiro. Se faltam poucos meses para que caduque, também pode ter problemas, pois existem países que obrigam a ter um passaporte válido, como mínimo, 3 ou 6 meses depois da data de regresso. Entre esses países estão a Rússia, Marrocos, China, Tailândia ou Camboja.

Além disso, é importante comprovar o número de folhas em branco que tem no seu passaporte atual. Existem países que requerem pelo menos duas folhas livres consecutivas no passaporte, isto é, frente e verso, para poderem ser carimbadas.

Por outro lado, aqueles que perdem este documento alguns dias após a viagem ou precisam de sair para o exterior às pressas também têm que obter um passaporte urgente.


Como solicitar um passaporte urgente nas Delegações do SEF ou Lojas do Cidadão?

Durante a época alta (verão) acontecem muitas viagens internacionais e as idas às Lojas do Cidadão costumam ser escassas ou, no pior dos casos, inexistentes.

Se a ida a uma das Delegações do SEF ou Lojas de Cidadão não funcionaram ou se reparou que o seu passaporte caducou no próprio dia da viagem, é importante que saiba que também é possível pedir o passaporte urgente no aeroporto de Lisboa ou do Porto.


Como efetuar o pedido de passaporte urgente no aeroporto?

O passaporte urgente no aeroporto é emitido sem hora marcada. Informe-se se esta opção está disponível no seu aeroporto de partida, bem como o horário de expediente e local. O site da ANA, Aeroportos de Portugal pode ser útil nesse sentido.

O escritório de passaportes de emergência do aeroporto de Lisboa está localizado na área de partidas, na loja do PEP do aeroporto.

Relativamente à documentação do passaporte, lembre-se de que o passaporte urgente sem agendamento nos aeroportos é emitido apenas mediante a apresentação de uma passagem aérea para o mesmo dia ou para antes das 10h00 do dia seguinte, com prioridade para voos de acordo com a sua programação de embarque. Outra documentação necessária para fazer o passaporte de emergência no aeroporto é a sua identificação, uma fotografia válida e 35 € para pagar a taxa de serviço urgente no Aeroporto de Lisboa.


Agora que já sabe como fazer o passaporte urgente sem hora marcada, lembre-se de que um viajante cauteloso vale por dois e que uma viagem requer planeamento para que possa desfrutar ao máximo, sem contratempos. No entanto, os problemas podem sempre acontecer antes e durante a sua viagem. A solução? Enfrente-os da melhor maneira possível, com os seguros de viagem da InterMundial.

O seguro de viagem Totaltravel da InterMundial é adequado para qualquer viagem ao estrangeiro. Este representa um custo muito menor quando comparado com o preço total da viagem, o que fará com que economize despesas extras relacionadas com a sua viagem, antes de sair (custos de cancelamento de viagem por grandes problemas relacionados com a sua saúde, família ou trabalho, entre outros), durante a viagem (atraso e cancelamento de voo, perda de bagagem ou conexões) ou uma vez no destino (assistência médica, repatriamento, perda ou roubo do passaporte, etc.).

Utilizamos cookies para te proporcionar a melhor experiência possível. Mais info.

fechar