O que fazer em caso de bagagem perdida no aeroporto?
Bagagem perdida no aeroporto é uma possibilidade sempre que viaja. Chegar ao destino e ver que as malas não aparecem no “Baggage Claim” é um verdadeiro inconveniente. Embora o normal seja que as malas não se percam, isto é algo que acontece fora do seu controlo, já que as bagagens passam por vários túneis, mãos e veículos até chegarem ao porão do avião. Se esta desagradável situação acontecer, deverá manter a calma.
Em caso de bagagem perdida, deverá seguir este passo a passo. Estará entre os 50% dos passageiros cuja bagagem é recuperada em menos de 42 horas.
O que é o PIR?
O PIR é o documento oficial utilizado pelas companhias aéreas para que os passageiros possam registar incidências relacionadas com a bagagem.
Ao dirigir-se ao ponto de informação, será guiado até um destes dois locais para que possa solicitar e completar o PIR:
– Balcão de atendimento de companhias aéreas (responsável pelo transporte de malas no aeroporto).
– Balcão de atendimento da companhia aérea com a qual viajou.
Ao chegar a um dos balcões e após preencher o PIR, receberá uma cópia que deverá guardar sempre consigo.
Na imagem é possível observar um PIR da Ibéria (cada companhia aérea tem o seu), onde é documentada uma incidência com a bagagem. Entre outros, dentro do mesmo existem dados do voo do cliente e um número de referência (MAD IB 97085), que será utilizado para poder procurar a sua mala. Por outro lado, existirá um contacto (902 341 342, neste caso de Ibéria) onde o cliente poderá pedir informação sobre a incidência da sua bagagem. Seja por atraso, perda ou ou rotura.
Após completar o PIR, existem duas opções: esperar que recupere a sua mala ou receber uma compensação económica, se aplicável. Algumas empresas oferecem um serviço de seguimento através da Internet para poder conhecer o estado da procura da sua mala. Se não lhe oferecerem esta possibilidade, aconselhamos que ligue periodicamente para saber em que estado se encontra.
Indemnização por bagagem perdida, perdida ou estragada
A Convenção de Montreal também estabelece os limites máximos de responsabilidade com o viajante e a compensação que pode ser aplicável em cada caso.
O aeroporto encarrega-se de localizar a bagagem nos primeiros 5 dias de perda. Depois deste período, se esta ainda não foi localizada, o Departamento de Objetos Perdidos da companhia aérea ficará encarregado de realizar uma investigação durante os próximos 21 dias.
– Em menos de 21 dias será considerada bagagem atrasada. O princípio geral é cobrir as necessidades básicas geradas como resultado do atraso na entrega da bagagem. Algumas companhias aéreas pagam um valor diário, até um máximo, e outras realizam pagamentos após verificar as facturas das despesas incorridas pelo passageiro.
– Passados esses 21 dias, a companhia aérea deverá tratar da sua reclamação como uma perda de bagagem. De acordo com a normativa comunitária, a companhia aérea deve dar uma indemnização até um máximo de 1.350 euros. Para isso, é necessário enviar todos os documentos da incidência à companhia com a qual viajou. Em caso de atraso, a indenização varia em função do tempo de entrega e apenas cobrem artigos de primeira necessidade. Relativamente à perda de bagagem, convém elaborar uma lista com tudo o que levava dentro da mala, especificando a marca, modelo e ano de compra de cada produto, sobre os quais a companhia aérea fará uma avaliação.
– No caso da sua bagagem aparecer danificada: muitas companhias aéreas efetuam um pagamento ajustado ao valor da mala ou do objeto que se encontra no seu interior e que ficou danificado. Outras empresas oferecem diretamente uma mala nova, parecida à danificada, ou encaminham o passageiro a uma loja organizada com a empresa para adquiri-la lá.
– Caso faltem determinados artigos na sua mala: devido à dificuldade de poder demonstrar os artigos que se encontravam no interior da sua mala ao colocá-la no porão, é provável que a compensação recebida seja inferior ao seu valor real.
Garantias do seguro de viagem para incidências com bagagens
Ao contratar um seguro de viagem como o Totaltravel da InterMundial, poderá contar com diversas garantias relativamente às incidências com bagagens.
– Inclui a indemnização por danos e perdas materiais de bagagens ou objetos pessoais até à quantidade indicada no caso de perda total ou parcial por parte da transportadora, danos por incêndio ou agressão, ou até 500 € em caso de roubo.
– Se a entrega da bagagem sofrer um atraso de 12 ou mais horas – 48 horas na devolução -, a companhia aérea pagará os produtos de primeira necessidade que comprar, mediante a apresentação das respetivas facturas (150 € a partir de 12 horas e 100 € a cada 24 horas).
– Em caso de perda de bagagem num voo regular, a empresa de seguros usará todos os meios que tiver à sua disposição para localizá-la e, se for encontrada, irá enviá-la até si qualquer custo.
– O envio dos objetos que foram roubados e posteriormente recuperados, bem como aqueles que se esqueceu está coberto, desde que o custo combinado desses objetos exceda os 125 €.
– Os documentos que tiver que substituir devido a uma perda ou roubo durante a viagem, como: cartões de crédito, passaporte, visto, cheques bancários e passagens de transporte, assim como as despesas de gestão e obtenção, devidamente justificadas, estão cobertos.
Recordamos que…
- Antes de sair do aeroporto, é necessário que faça uma reclamação por escrito, já que este é um requisito indispensável para poder processar o incidente.
- Conserve a documentação original da viagem: bilhete, etiquetas de bagagem e cartão de embarque. Assim como possíveis facturas de despesas de primeira necessidade diretamente relacionadas com a incidência.
- Deverá ter em conta que as companhias aéreas têm responsabilidade limitada; portanto, se desejar obter uma cobertura maior, deverá se informar sobre apólices de seguros de viagem.
Se quiser minimizar o risco de perda de bagagem, estas são as nossas recomendações
- Não faça o check-in à última da hora. Tente chegar cedo ao aeroporto.
- Coloque na sua bagagem de mão o imprescindível e os objetos de valor que levar consigo na viagem, como por exemplo: medicamentos, câmeras, telemóveis, documentos, dinheiro, líquido de lentes de contacto, óculos graduados, telemóveis, carregadores, computadores, entre outros. Pense que, se por acaso a sua bagagem se perder, estes objetos que vão consigo serão os únicos aos quais terá acesso durante umas horas, e na pior das situações, durante vários dias. Neste outro artigo encontrará mais informações sobre como evitar problemas com a bagagem de mão no avião.
- Adicione alguma coisa diferente na sua bagagem, por exemplo, algumas fitas ou autocolantes coloridos. Recomendamos que não coloque nenhum autocolante tipo “USA” ou “Amesterdão” porque se não estiver a viajar para nenhum destes destino, esses autocolantes podem confundir os trabalhadores que se encarregam de colocar as malas no porão. Não se esqueça de colocar os seus dados pessoais dentro e fora da mala.
- Escolha uma mala com uma cor chamativa, diferente das demais. Desta forma, reconhecerá facilmente a sua mala nos tapetes rolantes e também será mais fácil descrevê-la ao fazer a reclamação. Para isso é necessário que se lembre da mala que está a usar e descrevê-la em detalhe: forma, cor e tamanho aproximado. Quanto mais concreta for a informação, mais eficiente será o processo de localização.
- Inclua um cadeado na sua mala, para que seja mais difícil a sua abertura. Assim, se abrirem a sua mala, saberá que o fizeram. Outra opção é selar a sua mala no aeroporto.
- Ao recolher a sua mala no tapete rolante, verifique que está em boas condições e que não falta nada.
- Se viajar acompanhado, o melhor é não levar tudo numa só mala, mas sim distribuí-lo em várias. Desta maneira, se uma delas se perder, sempre terá uma parte dos seus pertences.
- Se lhe disserem que a sua mala chegará no próximo voo, é melhor que espere algumas horas no aeroporto até que esse voo chegue. Informe-se sobre o número do voo, a sua hora da chegada e em que terminal poderá recolher a mala.
- Nunca perca o autocolante que lhe dão com o código que está na sua mala, este será imprescindível para a reclamação.
- Não leve muitas malas, lembre-se que sempre pode comprar o que precisar no país de destino.
- Se viajar sozinho, é recomendável levar uma mala grande em vez de duas pequenas, é mais fácil ficar pendente de apenas uma. No entanto, lembre-se de levar uma bagagem de mão com o essencial.
- Se regressar com mais malas do que as que levou, nao se esqueça de também as personalizar.