É necessário visto para Cuba?


Comprove se é necessário visto para Cuba e como consegui-lo.

Queremos que a sua viagem por Cuba seja inesquecível: poder contemplar um pôr do sol em Malecón, perder-se por Havana ou percorrer Viñales a cavalo. Para isso, a planificação da viagem a Cuba é fundamental. Por isso, leia atentamente este artigo e resolva as suas dúvidas sobre como tirar o visto para Cuba em Portugal e os requisitos necessários para obtê-lo, entre eles, o seguro médico de viagem.

O visto de turismo para Cuba é um documento obrigatório para os portugueses que viajem ao país por motivos turísticos. Permite uma estadia máxima de 30 dias em território e apenas uma entrada. Existe a possibilidade de prolongar o visto durante outros 30 dias. Pode prolongá-lo no seu hotel ou no posto de imigração.

Existem outros tipos de vistos, como os de negócios, jornalistas, estudantes, eventos ou visita a familiares. Como obter o visto para Cuba? Para obter este tipo de vistos cubanos, deverá contactar com o Consulado de Cuba em Portugal.


Onde tirar o visto para Cuba?

O consulado de Cuba em Portugal está localizado em Lisboa.

Estes são os documentos e requisitos para obter o visto para Cuba diretamente no consulado português.
- Formulário de solicitação;
- Passaporte com vigência mínima de 6 meses após a viagem;
- Bilhetes de avião com data de ida e volta;
- Pagamento de taxas (22€) através de cartão de débito ou crédito, depósito ou transferência bancária, nunca em numerário.


Requisitos para obter o visto de turista para Cuba por correio.

- Fotocópia legível do passaporte válido;

- Fotocópia legível dos voos com data de ida e regresso;

- Envelope com os carimbos suficientes e morada para a entrega do visto;

- Pagamento de taxas com o cartão de débito ou crédito, depósito ou transferência bancária. O consulado cubano avisa que o dinheiro enviado em numerário pelo correio será recusado e devolvido por conta e risco do solicitante. Além disso, se a solicitação for feita através de uma terceira pessoa, o valor da taxa será superior.


Visto para Cuba.

- Visto para Cuba Online.
O visto para Cuba online é obtido através de empresas intermediárias que oferecem este serviço. Esta via é mais cara que a do consulado devido aos gastos de pessoal e de envio, mas permite obter o visto para cuba urgente em poucos dias (em apenas um dia, se necessário, cujo custo supera os 50 €).

- Visto de turismo para Cuba através de uma agência de viagens.
Se vai marcar umas férias a Cuba com uma agência de viagens, o mais provável é que esta se encarregue de todos os procedimentos e inclua o preço no pressuposto final.


Posso obter um visto urgente para entrar em Cuba no aeroporto?

Sim, é possível obter o visto para Cuba à chegada, isto é, ao chegar aterrar no aeroporto de Havana. Caso contrário, deverá solicitar o visto para entrar em Cuba no consulado, online ou com a sua agência de viagens.

Embora a opção de obter o visto em Cuba evite a realização de vários procedimentos antes de viajar, esta não é recomendada devido às horas que pode perder nas filas de espera para solicitar o seu visto. O preço deste visto para Cuba à chegada é de 25 pesos cubanos conversíveis (CUC) e é semelhante à taxa consular.


Após a obtenção do visto, lembre-se que para entrar em Cuba é necessário apresentar:

- Visto turístico emitido pelas autoridades consulares cubanas durante o tempo em que dure a totalidade da viagem ou o que corresponda às atividades que vai realizar no país.

- Passaporte válido pelo menos 6 meses depois de regressar de Cuba, isto é, que não caduque antes de que se cumpra um semestre depois de ter saído de Cuba.

- Bilhetes de ida e volta, de modo a que as autoridades comprovem que abandonará o país na data limite do seu visto.

- Certificado ou fotocópia do seguro médico de viagem válido durante toda a sua estadia no país.


Que seguro de viagem é necessário para viajar a Cuba?

O Ministério dos Negócios Estrangeiros aconselha os cidadãos portugueses que viajarem para Cuba a comprarem um seguro médico e de viagem. Este será de grande utilidade para receber uma assistência médica de qualidade em caso de doença ou acidente, evitando assim gastos. Inclui também o transporte sanitário até ao centro mais adequado e o repatriamento.

O atendimento médico em Cuba está abaixo dos standards portugueses e europeus, mas com um seguro de viagem da InterMundial poderá viajar tranquilo por saber que, por falta de infraestruturas ou tratamentos adequados à sua situação, será tratado em clínicas privadas ou até mesmo fora do país.

Com um seguro médico de viagem como o nosso Totaltravel não terá que pagar contas em moeda estrangeira, a preços altos e com antecedência. Com isto, evitará situações embaraçosas, como a seguinte: as autoridades cubanas proíbem os turistas estrangeiros de abandonar o país se tiverem dívidas médicas pendentes.

Utilizamos cookies para te proporcionar a melhor experiência possível. Mais info.

fechar