Viajar em cruzeiro até Sidney, mergulhar na Grande Barreira de Coral, estudar na Universidade de Melbourne ou surfar na praia de Bell. Se pretende visitar a Austrália para tornar realidade algum destes sonhos, será necessários que, ao planificar a sua viagem, solicite um visto. Não existe apenas um visto australiano para portugueses, mas sim vários.
O tipo de visto a Austrália para portugueses a emitir depende fundamentalmente do motivo da sua estadia no país: turismo, trabalho, estudos... alguns podem solicitar facilmente online, sem ser necessário ir ao consulado australiano. Iremos informá-lo das caraterísticas dos principais vistos, quanto custam ou como solicitá-los.
Qualquer pessoa que não tenha nacionalidade australiana ou neozelandesa deverá obter um visto para viajar a Austrália antes de sair do seu país de residência. Como foi dito anteriormente, existem vários tipos de visto. Antes de solicitá-lo, deverá ter claro, além da finalidade da sua viagem, o tempo que vai permanecer na Austrália e, assegurar-se de que o seu passaporte está em vigor, com uma validade de 6 meses.
As autoridades australianas são muito rigorosas ao avaliar se o cidadão cumpre a finalidade para a qual emitiu o seu visto. Os cidadãos que viajarem com visto de turismo a Austrália e incumprirem a normativa do país ao procurar trabalho ou trabalhar durante esse período de 90 dias, poderão ser deportados de regresso a Portugal.
Se o motivo da sua viagem é praticar turismo, fazer negócios, trabalhar ou estudar durante uns meses, provavelmente tenha que solicitar algum destes tipos de visto a Austrália para portugueses.
Mais do que um visto, o visto a Austrália para portugueses (de turista) é uma autorização eletrónica de viagem a Austrália cuja viagem seja por turismo ou negócios (realizar contactos empresariais, assistir a reuniões ou entrevistas, etc), mas não autoriza a prestação de serviços remunerados, nem a venda de produtos. Permite entradas múltiplas durante um ano, com estadias máximas de 3 meses por visita.
Para emitir o eVisitor não é necessário ir à embaixada nem enviar o passaporte ou outros documentos. Pode fazê-lo online de forma gratuita.
Este visto para viajar a Austrália deverá ser emitido se o propósito da viagem for de turismo, negócios, estudos e/ou realizar projetos de voluntariado. Tal como o eVisitor, permite múltiplas entradas durante o ano e permanecer até 3 meses contínuos. No entanto, custa 20 dólares australianos.
Este visto tem uma vigência de 12 meses. Cada estadia que desfrute na Austrália não poderá superar os 3 meses de duração. Também pode fazê-lo online.
O Visitor Visa permite viajar a Austrália para fazer turismo, visitar amigos e familiares ou em negócios. A principal diferença entre visto à Austrália para portugueses eVisitor e o Visitor Visa é que este último permite a estadia no país durante mais tempo, tendo em conta que se pode emitir para períodos de 3, 6 ou 12 meses. O preço deste visto varia entre 135 e 1.000 dólares australianos. Também pode solicitá-lo online.
O Visitor Visa também pode ser emitido após chegar a Austrália através de outro visto, caso queira ficar mais tempo.
Para estadias superiores é necessário solicitar outros tipos de visto. Para tal, informe-se na Embaixada da Austrália em Lisboa.
O Departamento de Imigração australiano removeu as etiquetas de visto para o passaporte. No entanto, é recomendado imprimir o visto eletrónico e viajar com ele.
O Working Holiday Visa permite a estadia na Austrália durante um ano para viajar, estudar e trabalhar. Autoriza entradas e saídas múltiplas durante esses 12 meses de vigência. Não é possível solicitar este visto em qualquer momento, pois a possibilidade de estudar e trabalhar na Austrália depende do que o governo português e australiano lancem o programa Work and Holiday, que tem lugares limitados.
O WHV é válida apenas para jovens que tenham entre 18 e 30 anos no momento de solicitude e que não tenham nenhum filho a cargo durante o tempo de duração da estadia. Além disto, não poderá trabalhar mais de 6 meses nem estudar mais de 3. O seu preço supera os 400 dólares australianos.
Para este e para qualquer tipo de visto australiano, deverá criar uma conta ImmiAccount antes de proceder à solicitude online. Outras condições para obter o Working Holiday Visa são: nunca ter participado em programas similares, ter uma formação profissional ou pelo menos 2 anos de licenciatura completos, bilhete de ida e volta a Portugal e ter nível de inglês funcional. É também recomendável contratar um seguro de viagem que cubra as urgências médicas uma vez que seja concedido o WHV, visto que esta garantia não está incluída no visto.
Tal como informa o Ministério de Negócios Estrangeiros, devido aos "custos muito elevados de todo o tipo de cuidados ou tratamentos médicos", é importante adquirir um seguro de viagem que inclua coberturas de assistência sanitária e repatriamento com limites de gastos amplios.
Tal como para emitir o visto a Austrália para portugueses, ao contratar um seguro de viagem é importante que saiba quanto tempo vai permanecer na Austrália e por que motivo, com o objetivo de escolher a apólice mais adequada para a sua estadia. Por exemplo, não necessitará o mesmo seguro para viajar a Austrália como turista durante 15 dias que para estudar durante 3 meses.
Na InterMundial encontrará vários tipos de seguro de viagem à Austrália.
Totaltravel: se a sua estadia na Austrália não superar os 3 meses. Este seguro de viagem garante assistência médica e hospitalária, repatriamento e outros gastos, como os derivados pelo cancelamento ou interrupção da viagem devido a causas importantes.
go | study: se é menor de 25 anos e vai estudar à Austrália, este seguro médico e de viagem conta com coberturas complementares para estudantes no estrangeiro como as de assistência médica, gastos odontológicos, fisioterapia ou hospitalização, ou seja, paga o bilhete de ida e volta e a estadia a um parente para cuidar de si durante o período de hospitalização.
Ao viajar à Austrália, além de realizar as reservas correspondentes, não se esqueça de emitir o visto australiano (neste link terá mais informações sobre todos os vistos) e adquirir o seguro de viagem mais adequado; pode poupar muitos euros. Recorde que os tratamentos médicos na Austrália são muito caros!