O que é responsabilidade civil e como um seguro de viagem a cobre


Vejamos de que forma um seguro de viagem cobre a responsabilidade civil.

O que significa responsabilidade civil? A responsabilidade civil é um termo legal que se refere à obrigação que temos de indemnizar uma terceira pessoa a que tenhamos causado algum dano de forma involuntária. Isto é, como responsáveis de prejuízos causados, pagaremos a esse indivíduo uma certa quantidade como modo de compensação.

Nem todos os seguros cobrem a responsabilidade civil. Se lhe interessa esta proteção, é recomendável que reveja com atenção as condições gerais e particulares da apólice de um seguro de responsabilidade civil e verificar as situações que contempla, assim como as exclusões e limites de gastos cobertos.

No caso do seguro de viagem, estariam cobertos os danos relacionados com a responsabilidade civil privada, que tem em conta os danos produzidos de forma involuntária a uma pessoa ou empresa. Estes danos a terceiros terão ocorrido na vida privada do assegurado, por exemplo, enquanto viaja ou, no caso do seguro desportivo, enquanto realiza desportos como amador.


Vamos aclarar este conceito ao expor algumas situações que podem ocorrer durante uma viagem e que afetam a nossa responsabilidade civil:

- O hotel nos reclama os danos provocados no tapete do quarto, que foi queimado porque deixamos o ferro de esticar o cabelo aceso.

- Viajamos em táxi e deixamos cair o copo de café que estávamos a beber, manchando o estofo. O taxista reclama os gastos da limpeza ou reparo do tecido. Da mesma forma, se tivéssemos manchado as roupas de uma pessoa, elas poderiam ter reivindicado o dano.

- A nossa bagagem cai, acidentalmente, em cima de um cão. Isto causa danos físicos ao animal de estimação e o seu dono reivindica-os através do tribunal.

- O nosso animal de estimação destrói os lençóis da cama do apartamento em que nos hospedamos e o proprietário reclama o custo dos mesmos.


Nestes casos, quais são as vantagens de contar com um seguro de responsabilidade civil?

Se durante a sua viagem causar este tipo de danos e a justiça determinar que é responsável pelos mesmos, ao contar com um seguro de viagem da InterMundial que inclua a cobertura de responsabilidade civil e uma vez que finalize a investigação e peritagem do caso, recuperará não só o pagamento da indemnização, como também os custos, gastos e fiança judicial.

Assim, graças ao nosso seguro de viagem Totaltravel terá coberto até 65.000 € de gastos de responsabilidade civil, os quais incluem:
- o pagamento da compensação a quem, involuntariamente, tenha causado danos.
- o pagamento de custos e gastos judiciais: honorários do advogado, taxas, certificações, recursos, etc.
- pagamento da fiança judicial.


Seguro de responsabilidade civil.

O preço do seguro de responsabilidade civil variará em função do resto de coberturas da apólice de viagem, assim como o período e âmbito que cubra a mesma e dos limites de gasto que inclua.

Se viajar com o seu animal de estimação e se este provocar danos a terceiros, sejam eles pessoas, animais ou coisas, contar com um seguro de viagem com responsabilidade civil poderá ser muito útil para evitar gastos como indenização, fiança e gastos judiciais.

O seguro de viagem é também útil porque proporciona assistência e cobre gastos derivados de problemas de saúde ou acidentes, incidências com a bagagem, transporte ou dinheiro que não possamos recuperar após cancelar as reservas de uma viagem que não podemos realizar, por diversas causas importantes.

Utilizamos cookies para te proporcionar a melhor experiência possível. Mais info.

fechar