Conselhos para o viajante

Conselhos para o viajante

Conheça ao pormenor o seu produto

Recomendamos que leia sempre as coberturas do seguro que contratatou. Se tiver dúvidas sobre as mesmas ou sobre os seus termos, contacte o nosso Departamento de Apoio ao Cliente, disponível 24h/365 dias. Teremos o maior gosto em esclarecê-lo. 


As nossas Redes Sociais foram criadas para ouvi-lo

Além do telefone de contato e do correio electrónico, terá à sua disposição mais outros dois canais para informá-lo ou simplesmente para poder comunicar-se connosco. Será um prazer falar consigo através do Facebook e/ou do Twitter. Não hesite em perguntar-nos o que deseja saber porque teremos o maior prazer em ajudá-lo.


A importância de saber usar o cancelamento correctamente

Nos seguros com cobertura de cancelamento, é necessário que comunique o cancelamento imediatamente tanto à Seguradora como ao organizador da viagem. Nos casos em que possa existir mais de um motivo para anular a viagem, apenas será considerada a primeira que alegue. Por isso, é muito importante que acredite correta e adequadamente esse primeiro motivo de cancelamento dado que, no caso em que este lhe seja negado, não poderá apresentar um segundo.


O telefone de assistência em viagem e o seu número de apólice sempre consigo

Ao iniciar a sua viagem não se esqueça de apontar o número de telefone de Assistência 24h da companhia seguradora, assim como o número da apólice que contratou. Pode encontrar essa informação no certificado do seguro que lhe fazemos chegar ou na Área de Cliente do nosso site.

Qualquer incidente se soluciona com um simples telefonema

Perante qualquer ocorrência que suceda durante a sua viagem e antes de realizar qualquer gestão, é imprescindível chamar ao telefone de Assistência da companhia seguradora para que o informem exatamente como proceder.


Guarde sempre todas as faturas

É importante que, perante qualquer despesa inesperada em consequência de um incidente ocorrido durante a sua viagem, conserve todos os comprovantes de compra. Recorde: para que a companhia lhe possa reembolsar posteriormente as despesas, estas devem estar corretamente justificadas.


Acerca das coberturas de roubo durante a viagem

Os seguros de viagem cobrem o roubo da sua bagagem - malas e objetos pessoais - caso estes lhe sejam retirados com força, violência ou intimidação. Não obstante, não se encontra coberto o furto, ou seja, quando a subtração se produz por um descuido seu.


As reclamações, sempre por escrito e guardando uma cópia

Perante os incidentes que lhe ocorram durante a viagem, recorde-se de realizar sempre todas as reclamações por escrito e guardar uma cópia das mesmas.

  • No caso de ter problemas com a bagagem ou cancelamentos de voos, é imprescindível solicitar o P.I.R (Parte de Irregularidade) ou uma carta da aerolínea ou da cruzeirista. Deve conservar também o cartão de embarque e as etiquetas de facturação e/ou o comprovante de entrega.

  • Em caso de alterações no plano de viagem – categoria de hotéis, transporte, etc - será também imprescindível apresentar uma reclamação do ocorrido por escrito.

  • As reclamações devem ser solicitadas no momento do incidente, in situ, e devem estar preenchidas pelos responsáveis da companhia ou empresa implicada.

  • A diferença entre cancelamento e interrupção da viagem

    É importante que conheça a diferença entre ambos. O primeiro conceito refere-se à anulação da viagem antes do seu início; a segunda, à interrupção da mesma uma vez que a tenha iniciado. Cada uma das opções implica despesas de gestão diferentes e, portanto, remetem para diferentes coberturas do seguro.


    O que é e o que não é um seguro de viagem

    O seguro de viagem reembolsar-lhe-á todas aquelas despesas extra que tenha tido por causa de algum incidente ocorrido durante a viagem e sempre que este incidente esteja coberto pela apólice. Salvo raras excepções, estes não indemnizam no sentido em que não lhe reembolsarão uma quantidade maior à que tenha tido que pagar. Isto é, o seu seguro não é uma via de lucro, senão a sua garantia e protecção perante qualquer imprevisto.

    Gostaste do artigo? Partilha-o nas tuas redes sociais