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Seguro de cancelamento de viagem, que dinheiro posso recuperar?

Ao planear uma viagem, temos sempre dúvidas ou medo de que um problema possa surgir e que nos obrigue a cancelá-la. Não poder aproveitar as férias que tanto desejávamos e o desgosto de perder o dinheiro que gastámos ao preparar a viagem em reservas de hotéis, voos e excursões é um verdadeiro pesadelo.

Caso não possa viajar, é importante contratar um seguro de cancelamento de viagem como o go | cancellation. Este permite recuperar todos os gastos provenientes de reservas já efetuadas para a viagem. O seguro de viagem go | cancellation será útil em caso de cancelamento de voo, por exemplo.

Que gastos cobre o seguro de cancelamento de viagem go | cancellation?

Garanta o reembolso de todos os gastos de cancelamento que se possam gerar desde o momento em que contrata a viagem até regressar a casa. Isto é, os que resultem de cancelar ou interromper todas as reservas que fez (voo, comboio, transfers, hotéis, excursões, etc.). O seguro de cancelamento de viagem go | cancellation cobre o cancelamento de viagem e de voo e assegura até 6.000 € de gastos nas seguintes reservas, pelo que é perfeito tanto para uma escapadinha de dias ou semanas, como para grandes viagens.

– Alojamento: hotel, hostal, albergues, apartamentos, campings…
– Transporte: avião, comboio, barco, cruzeiro, aluguer de carros ou motos, transfers…
– Aluguer de veículos: reservas de carros, motos e outros meios de transporte.
– Entradas de eventos: concertos, festivais, eventos desportivos, feiras, etc.
– Excursões e visitas guiadas: parques temáticos, atividades de turismo ativo ou desportos de aventura.
– Restaurantes de alta cozinha: cubra os custos já assumidos.

Será o seguro de cancelamento de viagem válido por qualquer motivo? Conheça as causas de cancelamento às quais tem direito a recuperar o dinheiro da viagem.

O seguro go | cancellation garante 32 causas às que pode cancelar ou interromper a viagem. Por problemas de saúde, falecimento de um familiar, motivos laborais ou relacionados com estudos, membro de mesa eleitoral, etc.

Se tiver que cancelar a viagem, devolvem todos os gastos?

Se tiver um seguro de cancelamento de viagem e se cancelar por alguma das causas garantidas, tem direito a recuperar os gastos que tiver pelo cancelamento do transporte, alojamento e/ou reservas tendo em conta que as condições de pagamento e cancelamento da empresa, website ou aplicação com a qual efetuou a reserva. Estão também incluídos os gastos de gestão. Para recuperar estes gastos, deve escolher sempre um importe máximo a assegurar, que corresponde ao preço total das suas reservas. Por exemplo:

– Para realizar a sua viagem, compra dois voos pelo valor de 600 €. Paga a totalidade e, se não puder realizar a viagem, a companhia aérea não lhe devolverá nenhuma parte dessa quantidade. Isto é, em caso de cancelamento de viagem, iria perder estes 600 €.

– Ao reservar um quarto de hotel que custa 300 €, o hotel apenas exige o pagamento de metade da reserva, ou seja, 150 €. Se cancelar, irão devolver apenas a metade do que já foi pago, ou seja, 75 €.

Ao contratar um seguro de cancelamento, deverá assegurar o preço total das reservas, além do que já tenha pago ou não, ou seja, 900 €. Isto porque existem serviços que deve pagar na íntegra antes de realizar a viagem e que, uma vez iniciada a viagem, e portanto, pagas todas as reservas, terá também cobertura para interromper a viagem, sendo reembolsada a parte não usufruída.

Como indicamos, ao receber o reembolso, entra em jogo a parte que já estiver paga do quarto de hotel ou dos voos e a quantidade que lhe devolvem ao cancelar cada um deles.
– Segundo a política de cancelamento da companhia aérea, ao cancelar os voos não tem direito a nenhuma parte desses 600 € que pagou. Portanto, a asseguradora reembolsará 100% das reservas desses bilhetes, ou seja, 600 €. – A política de cancelamento do hotel estipula que, ao cancelar a tempo, recupera 25% do custo total da reserva, ou seja, 75€. Neste caso, a asseguradora reembolsará os outros 75 € que o hotel não reembolsa.

E se uma vez iniciada a viagem, a tiver que interromper? Neste caso ser-lhe-ia reembolsado a parte proporcional do alojamento, transporte e reservas asseguradas que não tenha desfrutado.

Como obtenho o reembolso dos gastos de cancelamento de viagem?

Sempre que o cancelamento se deva a alguma das causas cobertas e que esta suceda entre o momento da contratação do seguro e o começo da sua viagem. Para poder solicitar o reembolso por cancelamento, no momento em que se produza a causa que o impede de viajar deverá cancelar as reservas da sua viagem e, seguidamente, comunicá-lo à asseguradora. Para processar o reembolso deverá apresentar a documentação que justifique que as reservas foram pagas e canceladas.

Que documentos devo fornecer à asseguradora?

Documentos para identificar o assegurado: nome do assegurado, número de apólice, cartão de cidadão.

Confirmação do pagamento das reservas e cancelamento correspondente: documento com toda a informação da viagem contratada e cancelada, incluindo o preço, respetivos reembolsos e datas. Se contratou a viagem por conta própria, encontrará essas informações nos e-mails de confirmação de reserva de todos os serviços contratados (hotéis, voos, excursões, etc.). Se reservou a viagem com uma agência, esta fornecer-lhe-á um orçamento detalhado.

Documentos que justificam o motivo do cancelamento

– Doença ou acidente grave: relatório médico completo que deve incluir todas as informações relacionadas com a patologia, data de aparecimento, tratamento e evolução. Pode solicitar este relatório no seu centro médico.

– Falecimento de um familiar ou do assegurado: certidão de óbito e livro de família.

– Trabalho ou estudos: se recebeu uma bolsa de estudos, anexe o documento que contém a data de inscrição do processo de seleção da bolsa de estudo e o documento que contém a lista dos selecionados. Se foi demitido, a carta de demissão e o relatório da vida profissional. Se foi contratado, o contrato de trabalho para o novo cargo e o relatório de vida profissional.

– Convocatória a mesa eleitoral ou a ser membro de um jurado: anexe a notificação da junta eleitoral.

Quando devo contratar o go | cancellation?

Deverá adquirir o go | cancellation no dia da primeira reserva da sua viagem ou nos 7 dias seguintes. Se tiver que fazer várias reservas, o período começará a contar desde a primeira reserva. Por exemplo, se reservar o voo e vários dias depois reservar o alojamento, terá até 7 dias a partir do dia da reserva do voo para fazer o seguro de cancelamento de viagem.

Além do go | cancellation, a InterMundial tem outros seguros de viagem que contam com coberturas adicionais à de cancelamento da viagem, como, por exemplo, os gastos de assistência médica ou cirúrgica por doença ou acidente ou os ocasionados pela perda de bagagem, voos ou documentos.

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