Viajando Livre. O blogue de viagens do InterMundial.

Viagem à Zâmbia: o que fazer, roteiros, dicas de viagem

Quem nunca sonhou em fazer uma grande viagem à África? Este continente esconde muitos países cheios de encanto, onde poderá ter contacto com a natureza mais selvagem e desfrutar de uma experiência totalmente irrepetível. São muitos os países a visitar, mas neste post que preparámos para si na InterMundial vamos falar sobre a viagem à Zâmbia, um dos países mais fascinantes do continente, onde seguramente viverá umas férias incríveis.

Mas não podemos começar a falar sobre o que fazer na Zâmbia sem lhe dar um conselho imprescindível, contratar um seguro de viagem internacional. É importante que conte com o maior número de coberturas possíveis, para estar protegido em qualquer situação. O sistema de saúde na Zâmbia é precário, pelo que deverá incluir no seu seguro de viagem a transferência de emergência para outro país, para poder receber cuidados médicos de qualidade. O nosso seguro também se encarregará no caso de furto, perder a sua bagagem ou sofrer um atraso que o faça perder uma reserva, situações que podem prejudicar a sua viagem.

Trazemos-lhe os melhores conselhos de viagem à Zâmbia

Está a pensar embarcar numa viagem à Zâmbia? Pois para que a sua experiência seja o mais completa possível, vamos dar-lhe alguns conselhos de viagem à Zâmbia, para ir totalmente preparado e não lhe surgir nenhum contratempo.

Preste atenção que vamos começar!

Que documentação necessita para viajar de Portugal para a Zâmbia?

Começamos estes conselhos para viajar para a Zâmbia com um dos aspetos mais importantes, a documentação que necessitará para viajar para o país. É claro que deverá viajar com um passaporte que tenha uma validade mínima de 6 meses, a partir da data de entrada na Zâmbia. É recomendável que conte com, pelo menos, uma página em branco no passaporte.

Além disso, na sua viagem à Zâmbia necessitará obrigatoriamente de um visto. Este tem um custo de 50 USD, que poderá obter à entrada no país, desde que não entre por mar ou comboio a partir da Tanzânia. Tenha presente que os vistos para turistas e de negócios estarão disponíveis com antecedência ou no próprio país.

Neste sentido, a UNVISA KAZA será válida entre a Zâmbia e o Zimbabué, bem como para viagens de um dia ao Botsuana, sempre que entre pelo posto fronteiriço de Kazungula. Assim, deve saber que poderá pedir este visto nos aeroportos internacionais de Lusaca e Livingstone, bem como nas fronteiras terrestres de Livingstone e Kazungula. A validade do visto será de 30 dias.

É seguro viajar para a Zâmbia?

Passamos a outro dos aspetos chave na sua viagem à Zâmbia, a segurança do país. A segurança pode variar dependendo da zona e da época do ano em que se viaja para o país. Mas, regra geral, a Zâmbia é considerada um país seguro para viajar, embora, como em todos os destinos, seja sempre importante tomar precauções e estar atento às condições locais.

o-que-fazer-Zambia

Ao viajar para a Zâmbia e usufruir duma experiência segura deve ter especial precaução nas áreas urbanas, sobretudo se viajar para cidades como Lusaca, capital do país, onde o furto e outros pequenos crimes são comuns. Ninguém gosta de perder os seus objetos, por isso recomendamos que não leve nada de valor à vista e evite andar em ruas desertas ou depois de escurecer.

Assim, na sua viagem à Zâmbia deverá ter especial cuidado se decidir viajar para as áreas rurais da Província do Oeste (Mongu), as províncias do Nordeste, Copperbelt, bem como as províncias Central e Luapula, que se encontram perto da República Democrática do Congo.

Contamos-lhe qual a melhor época para fazer a sua viagem à Zâmbia

Se está a começar a planear a sua viagem à Zâmbia, uma das perguntas que pode estar a fazer a si próprio é qual será a melhor época do ano para viajar para o país. A verdade é que este aspeto dependerá diretamente das atividades que queira fazer durante a sua viagem à Zâmbia.

Neste sentido, encontramos a estação seca, que se desenvolve no país de maio a outubro, sendo para muitas das pessoas que têm viajado para este país a melhor época para o visitar. Tal se deve a que o clima é seco e quente, facilitando o movimento entre as diferentes zonas, explorando também muitas atrações turísticas. A verdade é que uma das atividades mais populares durante estes meses são os safaris. Com a falta de chuva, os animais estão mais à vista à volta das fontes de água.

Por outro lado, encontramos a época das chuvas, que dura desde novembro até abril. Estes são os melhores meses para visitar o país se quiser ver as cataratas Vitória com todo o seu caudal máximo. Um espetáculo para contemplar, único no mundo, que deve viver pelo menos uma vez na vida.

Por fim, claramente que a época em que decida fazer a sua viagem à Zâmbia pode variar dependendo dos planos e atividades que tenha em mente. No final, o melhor conselho para viajar para a Zâmbia que podemos dar é que faça primeiro um plano do que quer fazer e em função disso, escolha a data.

Que vestuário levar para a sua viagem à Zâmbia

Este é outro dos aspetos importantes na sua viagem à Zâmbia. Existem uma série de recomendações que deve seguir relativamente ao vestuário que deve levar. Estas são:

O conforto é fundamental na sua viagem à Zâmbia, como se verifica na roupa que deve levar. O calçado também terá de ser muito confortável, já que os passeios poderão ser muito longos e tal poderia supor que os seus pés acabariam muito cansados.

O que ver na Zâmbia

Continuamos com outro dos pontos-chave na sua viagem. Antes de planificar a sua viagem, na InterMundial queremos indicar-lhe o que ver na Zâmbia e conhecer a fundo este país africano. Estes são:

Como é o sistema de saúde na Zâmbia

Como dissemos no começo do post, a necessidade de contratar um seguro de viagem prende-se com a questão sanitária. Esta não está muito desenvolvida, com falta de pessoal médico e de infraestruturas, sobretudo nas zonas mais rurais. Por isso, dizemos que pode variar muito de uma zona para outra do país.

Se visitar cidades como Lusaca poderá ver que existem hospitais públicos e privados que oferecem cuidados médicos, bem como serviços de emergência e especialidades médicas. Mas, como já dissemos, nas zonas rurais é quase inexistente.

Daí a importância de contratar um seguro de viagem médico, com todas as coberturas possíveis, incluindo a da transferência para outro país para receber cuidados médicos. No caso de estar a tomar alguma medicação, leve-a de Portugal, pois lá será difícil que a encontre.

Com isto, também deverá tomar precauções para evitar contrair alguma doença transmitida por mosquitos, como seria a malária. A nossa recomendação é que contrate um seguro, como o Total Travel Premium, o nosso seguro de assistência internacional mais completo. Além disso, contará com uma cobertura médica até 1.500.000 euros.

Contrate o melhor seguro para a sua viagem à Zâmbia na InterMundial

Esperamos que toda a informação e conselhos para viajar para a Zâmbia dados neste post seja uma grande ajuda para planificar tudo ao mesmo tempo. Poderá praticar muitas atividades durante a sua estadia, desde ver animais selvagens e únicos no mundo, até visitar alguns dos locais mais importantes do continente africano.

Mas antes de preparar a sua mala, tenha presente que precisará de contratar um seguro de viagem. Como comentámos antes, o sistema de saúde é bastante precário, pelo que no caso de necessitar de cuidados sanitários, deverá recorrer aos melhores hospitais e centros médicos do país, onde terá de pagar pelos cuidados prestados. Com o nosso seguro de viagem para a Zâmbia terá cobertas todas estas questões, para que nada nem ninguém possa estragar a sua viagem. Agora sim, pode começar a pensar nos locais que quer visitar na Zâmbia e planificar por completo esta experiência única.

Exit mobile version