Visto de turismo à Índia para portugueses: como consegui-lo?


Conheça os passos e requisitos para obter visto de turismo à Índia para portugueses.

A sua viagem à Índia está cada vez mais próxima e ainda não sabe se precisa de um visto ou quer saber como consegui-lo? Não se preocupe, muitos turistas portugueses já podem solicitar o visto para Índia online em poucos dias e sem necessidade de se dirigir à Embaixada ou Consulado. Apenas é necessário cumprir alguns requisitos relacionados com o passaporte e pagar a taxa correspondente.

Sendo a Índia um dos países que pedem visto aos portugueses, não se esqueça que entre os requisitos para viajar a este país, além de ser necessário expedir o visto de turista para a Índia, é muito recomendável contratar um seguro de viagem adequado à sua estadia.

O Ministério de Negócios Estrangeiros indica que as condições sanitárias deste país não são equiparáveis às portuguesas, pelo que deverá acudir a hospitais privados, cujo preço é mais elevado. É por isso que se recomenda viajar com um seguro de viagem com uma ampla cobertura médica e de repatriamento e, caso pretenda praticar desportos de montanha a elevadas altitudes, que inclua o resgate por avião, já que em zonas de montanha com altitude superior aos 3.000 metros, é necessário ter em conta que não existem serviços de resgate. Prepare melhor a sua viagem com estes conselhos para viajar à Índia.


Se é cidadão português e pretende visitar a Índia com fins turísticos ou visitar amigos e familiares, pode emitir o visto de turismo para a Índia ou o e-Tourist Visa diretamente no site, sem necessidade de passar pela Embaixada ou Consulado da Índia, sempre que tenha um passaporte em vigor e cumpra os requisitos que enumeramos em seguida. Este tipo de visto permite múltiplas entradas ao país e limita cada estadia a 90 dias de duração.

Existem outros tipos de vistos para viajar à Índia que podem ser solicitados online, como os de negócios, médicos e respetivos assistentes.

Atualização COVID-19 (04/06/2020)
O governo indiano indica que os vistos online para a Índia não estão a ser emitidos e que nenhum voo comercial está a ser operado, visto que o país continua em "lockdown".


Quais são os requisitos para obter o visto de turismo para a Índia?

Primeiro, assegure-se de que o seu passaporte foi emitido depois de 3 de novembro de 2015. Caso contrário, não poderá solicitar o visto de turismo para a Índia online.

Além disso, as autoridades indianas exigem que o passaporte tenha uma validade mínima de seis meses e, pelo menos, duas páginas em branco para que possam carimbá-lo na migração.

Outros requisitos para obter o visto para a Índia são ter um bilhete de ida e volta e dinheiro suficiente durante toda a sua estadia no país.

Cada viajante deverá emitir um visto separadamente, correspondente ao seu próprio passaporte, o mesmo com o que deverá viajar.


Como emitir o e-Tourist visa para a Índia?

Para obter informação oficial e emitir o visto para a Índia como turista português, aceda ao site habilitado pelo governo indiano. É recomendado fazê-lo quatro dias antes da data da viagem.

O processo de solicitação do visto eletrónico para a Índia realiza-se em nove passos e poderá ver um exemplo dos mesmos neste site.

Durante o processo de solicitação do visto é necessário o carregamento dos seguintes documentos: uma fotografia tipo passe e uma fotocópia da página de dados do passaporte. Recomendamos que consulte na mesma página as especificações de cada um destes passos.


Além disso, deverá completar o formulário do visto para a Índia com os dados relativos à viagem (datas, itinerário, etc.), ao passaporte e ao visto ou informação pessoal como o domicílio, posto de trabalho, antecedentes penais ou detalhes do pai e da mãe. Depois disto, é necessário carregar a fotografia e a página de dados do passaporte.

Após o pagamento, que pode ser efetuado com cartão de débito, crédito ou Paypal, irá receber o visto turístico para a Índia no email especificado previamente por si.

Antes de viajar, não se esqueça de comprovar na mesma página web o estado da solicitação e que esta esteja confirmada ("GRANTED"), assim como imprimir uma cópia. Tenha a solicitação em mão durante a viagem, já que deverá apresentá-la na imigração do aeroporto, onde irão carimbar o seu passaporte.


Qual é o preço do visto para a Índia?

A tarifa do e-Tourist visa varia em função do país de residência do viajante. No caso de Portugal é de 80 USD.


O que acontece se perder o passaporte ou o visto de turista na Índia?

As autoridades recomendam ter especial cuidado para evitar a perda ou roubo do passaporte. É bom levar fotografias tipo passe, fotocópias do passaporte, visto e qualquer reserva da viagem para agilizar os processos burocráticos em caso de roubo dos documentos originais.

Em caso de roubo ou perda do passaporte é recomendado contactar imediatamente a Embaixada de Portugal na Índia e apresentar uma denúncia na polícia local. Se não puder deslocar-se a uma esquadra local, algumas cidades como Nova Deli dispõe de emissão de denúncias online.

Em caso de perda ou roubo do passaporte na Índia, é necessário obter o visto de saída da Índia (exit visa) que é emitido online pelo FRRO.

Os gastos de gestão e obtenção de documentos que tenha que substituir estão cobertos pelos seguros de viagem da InterMundial.