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Respostas sobre o seguro de de viagem go | cancellation

Resolva todas as suas dúvidas e decida informado.

Quem pode comprar este seguro?

Residentes em Portugal

Que despesas são reembolsadas?

São reembolsadas todas as despesas derivadas do cancelamento da reserva, sem nunca esquecer que estas não podem superar o limite contratado.

Quando devo contratar o seguro go | cancellation?

No mesmo dia da reserva da sua viagem, com um máximo 12 meses de antecedência ou nos 7 dias seguintes. Passado este prazo, a cobertura de anulação entrará em vigor passadas 72 horas a partir do momento em que contrate o seguro. Se, para contratar a sua viagem, tiver de realizar várias reservas, o prazo começará a contar a partir da primeira. Por exemplo, se reservar o voo e vários dias depois o alojamento, irá dispor de 7 dias a contar a partir da reserva do voo para contratar o seu seguro e que tenha cobertura imediata; ou irá aplicar o período de carência antes indicado (3 dias).

As despesas de cancelamento cobrem o total do custo da reserva?

O seguro cobre o custo total da reserva até ao limite de despesas indicado nas condições do seguro.

Ao contratar, porque é que se distingue entre “só alojamento”, “viagem completa” e “só transporte”?

Porque os custos de cancelamento de uns e outros costuma ser diferente, sendo mais altos os últimos. Assim, por exemplo, é comum que, ao cancelar uma estadia num hotel, este cubra uma percentagem sobre o preço do quarto, ou mesmo que haja um período durante o qual se pode cancelar sem taxa de rescisão; ao passo que se se cancelar um voo, o custo do cancelamento costumar ser a totalidade do preço do bilhete.

O que se cobre em cada uma das modalidades?

Em todos os casos estão cobertos os gastos de anulação que lhe sejam faturados, de acordo com as condições gerais do fornecedor do serviço, incluindo gastos de gestão.

“Só alojamento" cobre um ou vários tipos de alojamento: hotéis, pensões, albergues, apartamentos, campismos... Não cobre outras reservas adicionais.

"Viagem completa" inclui as reservas nas quais haja alojamento e pelo menos um serviço adicional (transfers, eventos de todos os tipos -concertos, jogos...-, excursões e visitas guiadas, entradas em parques temáticos, atividades de turismo ativo...). Pode incluir-se ou não o transporte.

“Só transporte" cobre um ou vários tipos de transporte, como avião, comboio, barco ou veículos de aluguer. Não cobre outras reservas adicionais.

Os Cruzeiros e viagens de Esqui enquadram-se na categoria "Só transporte", estando cobertos, neste caso, tanto o alojamento como outras reservas adicionais.

Cobre a interrupção de viagem?

Sim, o seguro reembolsa o valor dos dias não desfrutados, caso interrompa a viagem. Não se esqueça que o motivo para interromper a viagem deve estar incluído na cobertura do seguro.

Porque é que se devem contratar os Cruzeiros e viagens de Esqui como "só transporte", mesmo que sejam viagens completas?

Porque têm serviços associados como o cruzeiro em si ou o forfait, no caso do esqui, que têm gastos de cancelamento elevados, pelo que o custo destas viagens é equiparável ao do transporte.

Se o meu acompanhante cancelar a viagem por uma causa coberta pelo seguro, eu também posso cancelar?

Sim, desde que tenha contratado o mesmo seguro que o seu acompanhante. Não é necessário tenham parentesco familiar.

Posso cancelar por COVID-19?

Com 34 causas garantidas para recuperar o custo da sua viagem: transporte, alojamento e outras reservas (aluguer de automóveis, concertos, visitas ...)

Que gastos cobre go | cancellation?

Os que resultem de cancelar a reserva da sua viagem (voo, comboio, transfers, hotéis, excursões, etc.).

Se eu não puder viajar e quiser ceder a minha viagem a outra pessoa, o seguro cobre os gastos?

Sim, se o motivo pelo qual não puder viajar e pelo qual o quiser ceder for um dos 31 cobertos pelo seguro de anulação de viagem go | cancellation. Neste caso, os gastos geridos por este trâmite ficam cobertos."

Cobre a interrupção da viagem?

Sim, se a causa pela qual não puder prosseguir a sua viagem for uma das 33 cobertas por go | cancellation. Neste caso, ser-lhe-á reembolsada a parte proporcional da viagem, alojamento ou transporte segurado que não tenha podido desfrutar. Para isso, entre em contacto com o fornecedor da sua viagem (para cancelar o resto da estadia) e com a seguradora quando surgir a causa que o impeça prosseguir com a sua viagem.

Se tiver de anular a minha viagem, recuperaria 100% do custo?

Ao ser um seguro de anulação de viagem, tem garantidos os gastos que tenha pelo cancelamento do seu transporte, alojamento ou viagem completa -segundo a opção que escolha ao contratar- de acordo com as condições gerais do fornecedor da viagem, incluídos os gastos de gestão. Para isso, deve escolher sempre o montante máximo segurado que corresponda. Assim, por exemplo, se quiser segurar um voo de 500 €, deveria contratar a opção “só transporte > Até 600 €”. Deste modo, se o custo do cancelamento for de 50%, recuperaria os 250 €, e se for a totalidade do bilhete, os 500 € que lhe custaram.

Posso usar o seguro se cancelar a minha viagem no último minuto?

Sim, sempre que o cancelamento se dever a alguma das 33 causas cobertas e que este ocorra entre o momento da contratação do seguro e o começo da sua viagem. Para poder solicitar o reembolso pelo cancelamento, no momento em que se produza a causa que o impeça viajar deve anular primeiramente a sua viagem com o fornecedor e, a seguir, comunicá-lo à seguradora.

Se me estiver a apresentar a concurso público, como funciona a cobertura de cancelamento?

Se a data do exame de concurso público coincidir com a sua viagem, o seguro de cancelamento de viagem irá cobrir a anulação do mesmo. Para isso, é imprescindível que esteja previamente inscrito e ainda não se tenha publicado oficialmente a data do exame.